A decisão do CREA-SP em integrar a Tabela de Obras e Serviços (TOS) para os profissionais foi consolidada em plenária do sistema Confea/CREA e agora os engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos do Estado de São Paulo contam com um modelo unificado de atividades. Este modelo visa facilitar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), uma vez que passam a utilizar os mesmos códigos de trabalho em qualquer lugar do País.


Para implementar a unificação, a Gerência de Tecnologia da Informação-GTI do conselho promoveu a adaptação do sistema eletrônico de registro/repositório de ART. E desde o início deste ano o sistema já está em funcionamento, tornando mais simples o preenchimento.
Embora a ordem de preenchimento não tenha sido alterada, algumas recomendações foram lançadas e devem fazer parte da nova rotina dos profissionais. Para conhece-las, as informações estão disponíveis para consulta no site do CREA-SP: Tabela de Obra e Serviços – TOS – Crea-SP (creasp.org.br).


É possível que surja uma dúvida com relação à terminologia exata da atividade, e neste caso o CREA recomenda que o profissional utilize aquela que seja mais adequada ao caso, e esclareça os devidos detalhes da obra ou serviço executado, no campo de “Observações”.
Também no site do Confea (www.confea.org.br) está disponibilizada a tabela nacional utilizada como referência para a implantação no Crea-SP, que está sendo replicada em outros Estados.


Toda mudança gera certa ansiedade, entretanto ela chega para modernizar e facilitar os fluxos e quando bem sedimentada em estudos e argumentos, consultas com os interessados e consenso, como foi o caso da nova TOS deve ser considerada um progresso. O tempo de adequação as novas tecnologias e terminologias varia individualmente e as associações têm papel fundamental no desempenho do suporte técnico e funcional.


E por isso a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe está sempre se inteirando das atividades do Conselho para consolidar este suporte e ofertá-lo aos profissionais.

Nova Tabela de Obras e Serviços (TOS)
Tags:     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *